Tecnologia da NASA será utilizada pela Petrobras no acompanhamento da Margem Equatorial do Amapá

O projeto será desenvolvido pela agência espacial americana e pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial, com início previsto para 2025



A Petrobras recebeu a aprovação para participar do Programa de Primeiros Usuários da missão Nasa-ISRO Synthetic Aperture Radar (Nisar), que proporciona coleta de imagens por satélite para a observação da Terra, especialmente na Margem Equatorial, abrangendo os estados do Amapá, Pará e Maranhão.

CLIQUE NA IMAGEM

O engenheiro Fernando Pellon destacou a importância desse sistema para mapear ecossistemas sensíveis, como os manguezais, em regiões propensas a derrames de óleo, permitindo estudos de sensibilidade e monitoramento da biota local.
O projeto, que terá início em 2025, será realizado em parceria com agências espaciais dos Estados Unidos e Índia, visando aprimorar o Observatório Geoquímico Ambiental da Margem Equatorial Brasileira.
A tecnologia possibilitará a obtenção de informações remotas sobre várias condições ambientais, como temperatura da superfície do mar e estado das vegetações, utilizando radiação eletromagnética.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.