Ministério da Justiça quer acelerar processo de extradição do influenciador bolsonarista, considerado foragido após ter sua prisão preventiva decretada pelo STF
O Ministério da Justiça de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) procurou o governo dos Estados Unidos e a Interpol, em Lyon (França), para acelerar o processo de extradição do influenciador bolsonarista Allan dos Santos, que está no país desde 2020.
Até o momento, a pasta de Flávio Dino fez um primeiro contato de aproximação. Alvo de apurações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a existência de uma milícia digital para atacar a democracia e as instituições, Allan é considerado foragido desde que foi ordenada sua prisão preventiva no inquérito das fake news, em 2021, a pedido da Polícia Federal.

No governo Jair Bolsonaro (PL), houve suspeitas de falta de empenho para obter a extradição do influenciador digital.
Mensagens interceptadas pela Polícia Federal mostraram que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, ofereceu ajuda a Allan para deixar o Brasil.
Da Interpol, o governo brasileiro espera a inclusão na lista de procurados. A entidade, que reúne representantes de polícias de cerca de 200 países, segura pedido do STF para colocar Allan na chamada difusão vermelha desde o ano passado.
Em 2021, após a ordem de prisão, o Brasil acionou os Estados Unidos, por meio do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional), e enviou o pedido à Interpol para inclusão na difusão vermelha. Em geral, a inclusão ocorre de maneira célere, o que não ocorreu dessa vez —de forma inédita, como mostrou a Folha de S.Paulo.
Como a Polícia Federal representa o Brasil na Interpol, é por meio dela que os pedidos com base em decisões judiciais chegam à Interpol.
Em novembro de 2022, reportagem do site Metrópoles mostrou que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o cancelamento do passaporte de Allan, deixando-o sem documento de identificação válido nos Estados Unidos.
LITERATURA DA AMAZÔNIA
“TREZOITÃO – O latifúndio é implacável” é um romance sobre jornalistas, policiais, pistoleiros, ativistas ambientais e militantes políticos na Amazônia. É ambientado em Belém (PA) e Macapá (AP).
Quer saber mais?
Compre este livro pagando R$ 25,00 pelo PIX, chave metacomap@outlook.com
e o receba no WhatsApp ou no seu e-mail. Ou, compre na Loja Kindle, acessando o link
https://www.amazon.com.br/dp/B08LBSLGDD:
FICHA TÉCNICA DO E-BOOK
Autor: Emanoel Reis
Jornalista, Publicitário e Teólogo
Macapá – Amapá
Editora: MetaCom
Formato: 15 X 21 cm
N° de páginas: 280
E-mail: emanoelreis50@yahoo.com.br
Site: metacomsite.wordpress.com

Allan dos Santos diz que Moraes ‘venceu’ e Bolsonaro ‘faz o que ele quiser’
O blogueiro e apoiador entusiasta do presidente Jair Bolsonaro (PL), Allan dos Santos, publicou um vídeo nas redes sociais em que afirma que o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, “venceu”.
A declaração faz menção ao caso Roberto Jefferson, já que Bolsonaro ficou contra o aliado após o ex-deputado resistir à prisão, atirar com fuzil e jogar granadas em policiais federais na porta de sua casa, no interior do Rio de Janeiro. Na ocasião, a PF foi cumprir mandado de prisão expedido por Moraes, que revogou a prisão domiciliar de Jefferson.
“Parabéns, Alexandre de Moraes. Eu tenho que reconhecer. Você conseguiu colocar patriota contra patriota. Antes eram só os delegados. Antes eram só os policiais. Agora até o Bolsonaro está fazendo o que você quer. Triste ver duas pessoas que admiro, o Bolsonaro e o Roberto Jefferson, uma colocando a outra na cadeia. Essa eu não esperava. Essa você venceu, Alexandre”, afirmou o blogueiro.

Sertanejo interrompe show para elogiar Allan dos Santos: “representa milhões de brasileiros”
O cantor sertanejo Zezé di Camargo parou seu show em Miami no dia 1º de janeiro, nos Estados Unidos, para fazer elogios ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que é um foragido da Justiça brasileira. O vídeo viralizou nas redes sociais nas últimas horas e foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter.
Zezé di Camargo se abaixou no palco, se dirigiu a Allan dos Santos, que estava na plateia, e bateu palmas. “Você representa milhões de brasileiros, principalmente a mim. Eu gostaria de ter a grandeza e coragem que você tem”, disse.
O blogueiro bolsonarista é alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal por incentivar atos antidemocráticos e fazer ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal. Ele teve a prisão decretada por Alexandre de Moraes em outubro de 2021 e, desde então, é considerado foragido. Ele vive nos Estados Unidos.
Alexandre de Moraes já pediu a extradição de Santos, o bloqueio de suas contas bancárias e que o nome do blogueiro fosse incluído na lista de procurados da Interpol. No entanto, isso ainda não ocorreu. Para iniciar o processo de extradição, é necessário que seu nome conste na lista.
QUEM É ALLAN DOS SANTOS? O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos é fundador do extinto site Terça Livre. Ele vive nos Estados Unidos e tem contra ele um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes desde novembro de 2021. Ele é investigado em inquérito que apura a divulgação de fake news e ataques contra as instituições, inclusive, entre elas, o STF.

Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
