Bolsonarista Allan dos Santos pode entrar na lista dos mais procurados da Interpol

Ministério da Justiça quer acelerar processo de extradição do influenciador bolsonarista, considerado foragido após ter sua prisão preventiva decretada pelo STF

O Ministério da Justiça de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) procurou o governo dos Estados Unidos e a Interpol, em Lyon (França), para acelerar o processo de extradição do influenciador bolsonarista Allan dos Santos, que está no país desde 2020.
Até o momento, a pasta de Flávio Dino fez um primeiro contato de aproximação. Alvo de apurações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a existência de uma milícia digital para atacar a democracia e as instituições, Allan é considerado foragido desde que foi ordenada sua prisão preventiva no inquérito das fake news, em 2021, a pedido da Polícia Federal.

No governo Jair Bolsonaro (PL), houve suspeitas de falta de empenho para obter a extradição do influenciador digital.
Mensagens interceptadas pela Polícia Federal mostraram que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, ofereceu ajuda a Allan para deixar o Brasil.
Da Interpol, o governo brasileiro espera a inclusão na lista de procurados. A entidade, que reúne representantes de polícias de cerca de 200 países, segura pedido do STF para colocar Allan na chamada difusão vermelha desde o ano passado.
Em 2021, após a ordem de prisão, o Brasil acionou os Estados Unidos, por meio do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional), e enviou o pedido à Interpol para inclusão na difusão vermelha. Em geral, a inclusão ocorre de maneira célere, o que não ocorreu dessa vez —de forma inédita, como mostrou a Folha de S.Paulo.
Como a Polícia Federal representa o Brasil na Interpol, é por meio dela que os pedidos com base em decisões judiciais chegam à Interpol.
Em novembro de 2022, reportagem do site Metrópoles mostrou que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o cancelamento do passaporte de Allan, deixando-o sem documento de identificação válido nos Estados Unidos.


LITERATURA DA AMAZÔNIA

“TREZOITÃO – O latifúndio é implacável” é um romance sobre jornalistas, policiais, pistoleiros, ativistas ambientais e militantes políticos na Amazônia. É ambientado em Belém (PA) e Macapá (AP).
Quer saber mais?
Compre este livro pagando R$ 25,00 pelo PIX, chave metacomap@outlook.com
e o receba no WhatsApp ou no seu e-mail. Ou, compre na Loja Kindle, acessando o link
https://www.amazon.com.br/dp/B08LBSLGDD:

FICHA TÉCNICA DO E-BOOK
Autor: Emanoel Reis
Jornalista, Publicitário e Teólogo
Macapá – Amapá
Editora: MetaCom
Formato: 15 X 21 cm
N° de páginas: 280
E-mail: emanoelreis50@yahoo.com.br
Site: metacomsite.wordpress.com

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

Allan dos Santos diz que Moraes ‘venceu’ e Bolsonaro ‘faz o que ele quiser’

O blogueiro e apoiador entusiasta do presidente Jair Bolsonaro (PL), Allan dos Santos, publicou um vídeo nas redes sociais em que afirma que o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, “venceu”.
A declaração faz menção ao caso Roberto Jefferson, já que Bolsonaro ficou contra o aliado após o ex-deputado resistir à prisão, atirar com fuzil e jogar granadas em policiais federais na porta de sua casa, no interior do Rio de Janeiro. Na ocasião, a PF foi cumprir mandado de prisão expedido por Moraes, que revogou a prisão domiciliar de Jefferson.
“Parabéns, Alexandre de Moraes. Eu tenho que reconhecer. Você conseguiu colocar patriota contra patriota. Antes eram só os delegados. Antes eram só os policiais. Agora até o Bolsonaro está fazendo o que você quer. Triste ver duas pessoas que admiro, o Bolsonaro e o Roberto Jefferson, uma colocando a outra na cadeia. Essa eu não esperava. Essa você venceu, Alexandre”, afirmou o blogueiro.


Sertanejo interrompe show para elogiar Allan dos Santos: “representa milhões de brasileiros”

O cantor sertanejo Zezé di Camargo parou seu show em Miami no dia 1º de janeiro, nos Estados Unidos, para fazer elogios ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que é um foragido da Justiça brasileira. O vídeo viralizou nas redes sociais nas últimas horas e foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter.
Zezé di Camargo se abaixou no palco, se dirigiu a Allan dos Santos, que estava na plateia, e bateu palmas. “Você representa milhões de brasileiros, principalmente a mim. Eu gostaria de ter a grandeza e coragem que você tem”, disse.
O blogueiro bolsonarista é alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal por incentivar atos antidemocráticos e fazer ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal. Ele teve a prisão decretada por Alexandre de Moraes em outubro de 2021 e, desde então, é considerado foragido. Ele vive nos Estados Unidos.
Alexandre de Moraes já pediu a extradição de Santos, o bloqueio de suas contas bancárias e que o nome do blogueiro fosse incluído na lista de procurados da Interpol. No entanto, isso ainda não ocorreu. Para iniciar o processo de extradição, é necessário que seu nome conste na lista.

QUEM É ALLAN DOS SANTOS?

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos é fundador do extinto site Terça Livre. Ele vive nos Estados Unidos e tem contra ele um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes desde novembro de 2021. Ele é investigado em inquérito que apura a divulgação de fake news e ataques contra as instituições, inclusive, entre elas, o STF.



Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.