Governador do Amapá conversa com famílias contempladas com os novos imóveis — Foto: Iago Fonseca
A entrega da primeira etapa do conjunto habitacional Miracema, que está sendo construído na Zona Norte da capital amapaense, vai garantir mil unidades para os inscritos no programa
Ao todo, mil residências do conjunto habitacional Miracema, localizado na zona norte de Macapá, serão entregues pelo presidente Lula da Silva (PT) e pelo governador Clécio Luís (SD) na próxima segunda-feira, dia 18. Na 4ª fase, foram selecionadas 500 famílias para receber essas casas. Eles participaram de uma reunião na quarta-feira, dia 13, onde receberam informações sobre fiscalizações e assinatura de contratos. A equipe técnica da Caixa Econômica Federal, braço financeiro do programa Minha Casa Minha Vida, esteve presente para atendê-los.

“Às vezes parece que o coração vai pular da boca, mas a gente tem que aguentar, tem que ter calma. É uma emoção muito avassaladora, há 22 anos espero ter um apartamento próprio. Em casas alugadas sabemos como é difícil pagar, muitas vezes não temos meios, ficamos desempregados, doentes”, exclamou Betina Gomes, 39 anos, com entusiasmo.
Ela faz parte do grupo de beneficiários que foram garantidos pela Justiça Federal e pela Defensoria Pública. São famílias realocadas de áreas propensas a inundações e assentamentos ilegais, que viviam em habitações sociais ou outras situações de vulnerabilidade social.

As casas e apartamentos das fases 3 e 4 do conjunto habitacional são compostos por sala, cozinha, casa de banho e dois quartos. No total, o complexo é composto por 2.000 unidades.
LITERATURA DA AMAZÔNIA
Toda a trama desta obra de suspense se passa na cidade fictícia de Dazonino, um pequeno distrito industrial encravado no extremo norte do Brasil, mais precisamente no topo da Amazônia Legal, onde a biodiversidade é rica em vidas raras e minérios valiosos. Ambos cobiçados mundo afora, mais por quem destruiu seu próprio bioma, exauriu o solo e consumiu até a última gota de água potável.
É habitada por um povo miscigenado, pardacento, de olhos espremidos e bocas roxas. Caboclos persistentes nas crenças, profanos nas festas, devassos no amor e no sexo.
Um povo que gosta de viver tão intensamente que às vezes não é levado muito a sério. Que ri e chora simultaneamente, rezando e sambando, benzendo e amaldiçoando. Idiossincrasias que encantam e espantam. Tudo para driblar dificuldades tão crônicas quanto pandemia de malária ou surto assombroso de poliomielite.
(…)
Para saber mais, clique no link abaixo:

“Antes do final deste ano já estarei no meu apartamento, mas quero dizer a quem não conseguiu que não desista, que corra atrás dos seus sonhos. Coloque sempre Deus em primeiro lugar e tudo dará certo”, aconselhou Betina.
As famílias que viviam em situação de risco social em áreas sujeitas a inundações e assentamentos próximos à Rodovia Norte-Sul foram identificadas em levantamento realizado pela Secretaria de Habitação, que encaminhou seus prontuários para análise da Caixa Econômica.
Após a entrega dos domicílios, será criada uma rota gratuita de ônibus que ligará os moradores à BR-210 e à Rodovia Duca Serra, facilitando o acesso aos pontos de ônibus da capital, segundo o governador Clécio Luís.
LITERATURA DA AMAZÔNIA
Pescador e artesão afamado no pequeno município de Peixe-Boi, Jandir Loureiro morava com a mulher, Maricota, num chalé construído com galhos e troncos de árvores, coberto por cavacos, quintal amplo e arborizado.
Costumava tarrafear no furo do Mortalha, no imenso rio de águas morenas, onde abundavam saborosos acarás.
Porém, o desentendimento com uma mulher desconhecida, durante a negociação para compra e venda de uma tarrafa, mudou profundamente a rotina do casal, levando Jandir à morte em menos de vinte e quatro horas, e abalando, de forma irreversível, a sanidade da mulher.
O que levou essas pessoas à destruição?
Feitiçaria? Maldição? Encantamento?
Descubra lendo este conto inspirado em lendas típicas da Amazônia.
Acesse o link abaixo:

“Das 6h à meia-noite, vamos dar todas as condições necessárias. Também vamos criar lá a nossa comissão ambiental para plantar árvores, e teremos o nosso próprio centro comercial. Tudo isto será discutido com eles”, acrescentou Clécio.
Conforme o governador, as famílias vão passar por programas de sensibilização para a conservação de energia, de forma a cumprirem o programa Conta Paga, que, juntamente com a Tarifa Social, isenta o pagamento da fatura de eletricidade com consumos até 150 kWh por mês.

A implementação deste programa visa atender pessoas de baixa renda, especificamente aquelas que ganham até dois salários mínimos
— Clécio Luís
LITERATURA DA AMAZÔNIA
“TREZOITÃO – O latifúndio é implacável” é um romance político sobre jornalistas, policiais, pistoleiros, ativistas ambientais e militantes políticos na Amazônia. É ambientado em Belém (PA) e Macapá (AP).
Quer saber mais? Compre esta obra.
Compre esta obra na Loja Kindle, acessando o link abaixo:
FICHA TÉCNICA DO E-BOOK
Autor: Emanoel Reis
Jornalista, Publicitário e Teólogo
Macapá – Amapá
Editora: MetaCom
Formato: 15 X 21 cm
N° de páginas: 405
E-mail: emanoelreis50@yahoo.com.br
Site: https://metacomap.wordpress.com/meu-livro/
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
