Encontro entre Clécio Luís e Camilo Santana tem como pauta mais investimentos para a educação no Amapá

O governador amapaense se reuniu com o ministro da Educação em busca de mais recursos — Foto: SECOM-GEA

O gestor enfatizou a importância de criar planos para garantir que os investimentos nas comunidades nativas conduzam a construções alinhadas com as culturas tradicionais, melhorando, em última análise, o acesso à educação

Ao focar na educação como uma das principais metas da administração, o governador Clécio Luís se encontrou, em Brasília, com o ministro da Educação, Camilo Santana, com o propósito de viabilizar mais recursos para o estado do Amapá. Durante a reunião, foram discutidas possibilidades para a construção de escolas tanto em áreas urbanas quanto em comunidades indígenas.

“Estamos trabalhando intensamente em uma das vertentes prioritárias da nossa gestão, que consiste em assegurar a melhoria da infraestrutura educacional para os nossos estudantes, especialmente nas aldeias. Estou extremamente satisfeito com os avanços conquistados até o momento em conjunto com o apoio do Governo Federal nesse setor vital”, ressaltou Clécio.

Com o intuito de contemplar as comunidades nativas, o governador destacou a importância de elaborar planos que garantam que os investimentos realizados nas aldeias resultem em construções adaptadas às respectivas culturas indígenas, para garantir um maior acesso à educação.

“O governador revisitou um tema da mais alta relevância, sendo o nosso comprometimento com as escolas presentes nas comunidades indígenas. Pretendemos retomar obras que foram interrompidas e também construir novas escolas indígenas em breve. Podem contar conosco”, destacou o ministro.
Em agosto, Camilo Santana tem programada uma visita ao Amapá para anunciar importantes obras e investimentos. Isso inclui o início da construção do novo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifap) e a expansão do programa Pé de Meia, ações que foram possíveis graças à colaboração do senador Randolfe Rodrigues, líder do Governo no Congresso Nacional.
“O governo do presidente Lula tem planejado diversos investimentos para o Amapá, especialmente na área da educação. Estamos ansiosos pela visita do ministro para compartilhar essas boas notícias com o povo amapaense”, afirmou o senador.


Amapá surpreende e se destaca como estado que mais avançou na alfabetização de alunos

Para apresentar os novos índices educacionais da rede pública de ensino, o governo do Amapá reuniu, recentemente, as prefeituras dos 16 municípios do estado. Os dados foram divulgados em uma solenidade no Palácio do Setentrião e indicam que 42% dos alunos estão alfabetizados no segundo ano.
Com os novos dados, o Estado se tornou o terceiro do Brasil que mais avançou no percentual de alunos alfabetizados. Superou os 19% registrados em 2021 e até mesmo os 25% registrados em 2019, antes da pandemia da COVID-19.
Durante o evento, Clécio Luís reforçou o compromisso do governo estadual com a alfabetização, visando fomentar a cidadania dos estudantes locais através do fortalecimento de iniciativas como o programa “Criança Alfabetizada”.


Para a secretária de Educação, Sandra Casimiro, aquele momento foi de celebração pelos avanços já conquistados e, ao mesmo tempo, de reafirmação de que a meta da rede pública de ensino é alcançar 48% de estudantes alfabetizados do 2º ano até dezembro vindouro.
Clécio Luís também enfatizou seu compromisso com a alfabetização na idade apropriada, visando fomentar a inclusão dos estudantes amapaenses por meio do fortalecimento de importantes iniciativas e programas educacionais.



Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.