Governo estadual acelera a sustentabilidade com isenção de IPVA para veículos elétricos no Amapá

A isenção do IPVA para veículos renováveis no Amapá incentiva a renovação da frota, promove a compra local e fortalece serviços de manutenção especializada, gerando empregos e renda



Recentemente, o governador Clécio Luís (SD) inaugurou o primeiro eletroposto gratuito no Amapá, localizado na orla de Macapá. A infraestrutura de recarga para veículos elétricos é uma iniciativa da CEA Equatorial Energia, instalada no trapiche do Santa Inês, em colaboração com o Governo do Estado do Amapá e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No evento de inauguração, o governador Clécio Luís comunicou que, com a autorização da Assembleia Legislativa do Amapá, sancionou a Lei nº 3.152/2024, que atualiza o Código referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, Aquáticos e Aéreos (IPVA) e estabelece a isenção desse imposto para veículos elétricos até o ano de 2026.

LITERATURA DA AMAZÔNIA

CLIQUE NA IMAGEM

“Estamos observando uma tendência em descarbonizar a nossa frota de veículos. O Governo almeja encorajar cada vez mais a população a optar por automóveis elétricos ou híbridos, para que possamos ter, em termos proporcionais, a maior frota de veículos alimentados por energia renovável no Brasil. Sendo o estado mais preservado do país, por intermédio de iniciativas como esta, desejamos sustentar essa reputação de uma comunidade que zela pelo meio ambiente”, afirmou Clécio Luís.


LITERATURA DA AMAZÔNIA

SINOPSE
Do autor de TERRAS CAÍDAS e TREZOITÃO, MARUINS é um conto de terror, combinando lendas amazônicas com superstições típicas do habitante de pequenas cidades interioranas, comumente erguidas às margens de extensos rios e igarapés de água doce, de onde obtém a sobrevivência por meio da pesca e da caça.
Gente que acredita em Matinta Pereira, Mãe D’Àgua, Mapinguari, Curupira. Devota de santos e santas padroeiras. Assídua frequentadora de missas e quermesses, mas, às escondidas, professa o umbandismo e bate cabeça no congá do babalorixá da esquina.
Esta obra conta a história de Jandir e Maricota Loureiro, ele, pescador e artesão de tarrafas; ela, mulher simples e crédula. O casal vivia feliz numa casinha construída com galhos e troncos de árvores, coberta por cavacos, com um quintal amplo e arborizado.
Mas, devido ao desentendimento com uma mulher misteriosa, de repente Jandir passou a ser atacado por milhares de maruins canibais. Em menos de 24 horas, ele morreu devorado pela enxurrada de insetos. A esposa não suportou o repentino sofrimento e enlouqueceu.
O que levou essas pessoas simples e pacatas à destruição? Feitiçaria? Maldição? Encantamento?
Descubra lendo este conto eletrizante produzido pelo escritor Emanoel Reis.


De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP), a frota de carros elétricos no Amapá já ultrapassa a marca de 50 veículos. A lei sancionada pelo governador estabelece, a partir do próximo ano, um cronograma de transição gradual para a tributação desses automóveis, com alíquotas inicialmente baixas: 0,5% em 2027, 1% em 2028, 2% em 2029 e 3% após 31 de dezembro de 2030. Esse incentivo também será aplicável aos veículos utilizados para o transporte de passageiros e/ou cargas.

CLIQUE NA IMAGEM

Como parte da estratégia de desenvolvimento econômico implementada pelo governo, a instalação de empresas de venda de veículos elétricos oferece à população a oportunidade de adotar uma nova matriz energética, ajudando a mitigar os impactos ambientais relacionados aos combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel.
Com fornecimento de energia gratuito, o eletroposto está em funcionamento todos os dias, das 5h à meia-noite, localizado no Trapiche do Santa Inês, na beira da praia de Macapá. Este espaço conta com uma estação de carregamento que possui dois pontos de recarga de 23 kW, permitindo que dois veículos elétricos sejam carregados ao mesmo tempo.


“Este é o primeiro de muitos eletropostos. A recarga é e seguirá sendo sem custo. O estado mais preservado da União dá agora um passo significativo junto à isenção do IPVA, incentivando a eletrificação da nossa frota. Vamos considerar, quem sabe, a instalação de eletropostos para atender a uma rota eletrificada no Platô das Guianas”, sugeriu Augusto Dantas, presidente do Grupo Equatorial no Amapá.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.