Amapá se torna palco internacional com delegações da França, Colômbia, Suriname e Guiana
A programação, com suporte do Governo do Estado, começou na quarta-feira, 11, no Museu Sacaca, e aborda as necessidades dos habitantes da Floresta

Os “Encontros Amazônicos Pré-COP30” começaram na quarta-feira, 11, com a apresentação do Tribunal Internacional pelos Direitos da Natureza. O evento reuniu delegações da França, Colômbia, Suriname e Guiana Francesa para discutir as demandas ambientais e sociais da Amazônia, no Museu Sacaca, em Macapá.

Apoiado pelo Governo do Amapá, recebeu indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, pesquisadores e representantes da sociedade civil para abordar as necessidades da região. As discussões, sob o tema “Novas Alianças pela Amazônia”, ajudarão a preparar um relatório para a “COP da Amazônia” em Belém (PA) em 2025.

Yanuwana Christophe Pierre, do povo Kali’na, destacou a importância da colaboração entre as sociedades civis da Guiana Francesa e do Amapá. O encontro visou promover iniciativas que beneficiem o meio ambiente e a qualidade de vida. Participantes visitaram a exposição da “Feira Sustentável”, que mostrou artesanatos e produtos da região. Diversas organizações e instituições apoiaram o evento.
