MEDICINA

Macapá (AP) — Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026


Revolução no atendimento do Hospital de Clínicas Alberto Lima em 14 especialidades

A Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) dividirão a gestão dos procedimentos

Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal), funciona no Centro de Macapá — Foto: Reprodução


Recentemente, foi implantado pelo governo Clécio Luís o programa Zera Fila no Hospital de Clínicas Alberto Lima, em Macapá, oferecendo procedimentos em 14 especialidades.
A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate está focada em eliminar as remarcações e agilizar os atendimentos, com ênfase na valorização do paciente.

CLIQUE NA IMAGEM

Até o momento, já foram realizadas 58 cirurgias ortopédicas, permitindo que pacientes como Sebastião Furtado de Souza possam finalmente receber o tratamento necessário. Ele comemorou por ser operado rapidamente e sem perder a perna.
O programa, em parceria com os Capuchinhos, realiza cirurgias em 14 especialidades com meta mensal de 650 procedimentos.
Após a cirurgia, o paciente recebe acompanhamento até a alta hospitalar.


A gestão compartilhada visa atender 1,4 mil cirurgias ortopédicas represadas e quase mil cirurgias gerais, garantindo a presença de profissionais e suprimentos necessários. Tudo é no âmbito do SUS e com supervisão do Mapa da Transparência.
A parceria com a Organização da Sociedade Civil Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate gerencia 108 leitos cirúrgicos e 14 leitos de UTI, permitindo maior controle da produtividade e qualidade dos serviços de saúde no Amapá.

CLIQUE NA IMAGEM

A organização atua há mais de 30 anos na região, promovendo saúde e assistência social, seguindo as diretrizes do SUS.