POLÍTICA

STF determina redivisão de cadeiras na Câmara dos Deputados e provoca instabilidade política no país

Santa Catarina pode ganhar quatro vagas de deputados federais por meio do projeto de alteração das bancadas

Projeto deve entrar na pauta de discussões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nos próximos dias. A proposta é de autoria do deputado catarinense Rafael Pezenti (MDB) — Imagem: AVA


Com a adição de quatro cadeiras, Santa Catarina é um dos Estados contemplados pela proposta que modifica as bancadas de deputados federais. A Câmara observa com ceticismo o fato de que os autores da iniciativa, Rafael Pezenti (MDB) e Caroline de Toni (PL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, são catarinenses, e que o texto tenha sido agendado para discussão na terça-feira (26).

CLIQUE NA IMAGEM

Contudo, foi o STF que estabeleceu um prazo para que o Congresso se “ajuste” ao último censo, sob a ameaça de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intervenha novamente. Além de Santa Catarina, o Pará também receberia 4 cadeiras, enquanto o Amazonas ganharia 2.
Os Estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso teriam uma nova vaga cada. O projeto retira duas cadeiras da bancada da Paraíba e duas da Bahia, de onde virá o próximo presidente, além de uma de Alagoas, que pertence a Arthur Lira (PP).
Também perderão representantes Estados maiores como o Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Sul (2), Piauí (2) e Pernambuco (1). O total de 513 deputados permanece inalterado, mas alguns Estados aumentam suas representações, outros diminuem e alguns mantêm o mesmo número de cadeiras, como os 70 deputados de São Paulo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.