BOLEIROS

Mudança histórica no futebol: Cartão azul é anunciado como forma de punir comportamentos antidesportivos

Cartão azul poderá entrar em vigor no futebol ainda em 2024 — Foto: Divulgação

O futebol pode ganhar uma nova forma de punição ainda em 2024. O cartão azul deverá ser inserido para punir lances antidesportivos dentro dos jogos

O futebol profissional terá uma nova adição em suas regras para lidar com comportamentos antidesportivos durante as partidas. O objetivo do cartão azul é reduzir as reclamações e discórdias durante o jogo. Essas informações foram divulgadas pelo jornal The Telegraph, da Inglaterra.
A decisão oficial foi anunciada pela International Football Association Board (Ifab), que tomará a decisão final sobre a implementação do cartão em março.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Esse novo recurso funcionará removendo os jogadores que praticarem “faltas-táticas” ou desrespeitarem o árbitro, por um período de dez minutos. Se um jogador receber dois cartões azuis, ele será expulso do campo. Essa medida também se aplica quando um jogador recebe um cartão azul e um cartão amarelo, resultando em uma expulsão com o cartão vermelho.
Os testes do novo cartão estão programados para começar na próxima edição da FA Cup e da FA Cup Feminina.
Além do cartão azul, a Ifab também está considerando uma nova medida que autorize somente os capitães das equipes a se comunicarem com os árbitros. A regra já existe em esportes como o rugby e é aprovada pela organização.

Advento dos cartões
Caso o cartão azul seja realmente aprovado, o esporte terá um novo método de punição desde a inserção dos cartões amarelos e vermelhos, que ocorreu na Copa do Mundo de 1970 no México.
Porém, vale ressaltar que, na possível fase inicial de implementação, competições como a Copa do Mundo não farão parte dos testes preliminares.


LEIA MAIS:


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.