CIDADES

Transformando vidas: Emenda visionária de Aline Gurgel promove Programa Empodera Mulher no Amapá

Graças aos esforços de Aline Gurgel, o programa tem agora o apoio necessário para fazer uma diferença real na vida de inúmeras mulheres em toda a região

A iniciativa é destinada a capacitar 540 mulheres em vários aspectos de suas vidas. Desde a oferta de oportunidades de educação e treinamento de habilidades até a promoção do empreendedorismo e a garantia de acesso a cuidados de saúde e recursos jurídicos

Mulheres amapaenses em situação de vulnerabilidade social já podem contar com o Programa Empodera Mulher, alavancado com emenda de R$ 325 mil, de autoria da então deputada federal Aline Gurgel (Republicanos), desde 2023 à frente da Secretaria de Estado de Assistência Social do Amapá.
Na quarta-feira, 10 de janeiro, foi assinado o Termo de Cooperação entre Governo do Estado e Instituto Federal do Amapá (Ifap) para a execução do projeto.

Ainda em 2022, a então congressista sacramentou a obtenção do recurso público, destinando-o ao Ifap, para que mulheres mais carentes pudessem ter acesso aos cursos de extensão ofertados pelo Programa Empodera Mulher. “E hoje se tornou uma realidade”, exultou a secretária na cerimônia de assinatura do termo de colaboração.


LITERATURA DA AMAZÔNIA

Toda a trama desta obra de suspense se passa na cidade fictícia de Dazonino, um pequeno distrito industrial encravado no extremo norte do Brasil, mais precisamente no topo da Amazônia Legal, onde a biodiversidade é rica em vidas raras e minérios valiosos. Ambos cobiçados mundo afora, mais por quem destruiu seu próprio bioma, exauriu o solo e consumiu até a última gota de água potável.
É habitada por um povo miscigenado, pardacento, de olhos espremidos e bocas roxas. Caboclos persistentes nas crenças, profanos nas festas, devassos no amor e no sexo.
Um povo que gosta de viver tão intensamente que às vezes não é levado muito a sério. Que ri e chora simultaneamente, rezando e sambando, benzendo e amaldiçoando. Idiossincrasias que encantam e espantam. Tudo para driblar dificuldades tão crônicas quanto pandemia de malária ou surto assombroso de poliomielite.
(…)

Para saber mais, clique no link abaixo:

Trata-se de um instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco propostas pela administração pública que envolvam a transferência de recursos financeiros.


Como secretária de Assistência Social tive o privilégio de formalizar esse termo para execução dessa emenda tão importante que garantirá espaço a 540 mulheres que receberão uma bolsa de até R$ 600 cada uma para participação no curso que será realizado, simultaneamente, em nove municípios amapaenses.

— Aline Gurgel

LITERATURA DA AMAZÔNIA

Pescador e artesão afamado no pequeno município de Peixe-Boi, Jandir Loureiro morava com a mulher, Maricota, num chalé construído com galhos e troncos de árvores, coberto por cavacos, quintal amplo e arborizado.
Costumava tarrafear no furo do Mortalha, no imenso rio de águas morenas, onde abundavam saborosos acarás.
Porém, o desentendimento com uma mulher desconhecida, durante a negociação para compra e venda de uma tarrafa, mudou profundamente a rotina do casal, levando Jandir à morte em menos de vinte e quatro horas, e abalando, de forma irreversível, a sanidade da mulher.
O que levou essas pessoas à destruição?
Feitiçaria? Maldição? Encantamento?
Descubra lendo este conto inspirado em lendas típicas da Amazônia.

Acesse o link abaixo:

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

Secretária Adrianna Ramos (E): presença destacada na assinatura do termo de colaboração com o Ifap

A titular da Secretaria de Assistência Social acrescentou, ainda, que o projeto conta com a participação da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPM), comandada pela secretária Adrianna Ramos.
No entendimento de Aline Gurgel, o Programa Empodera Mulher é imprescindível “porque a política da mulher é transversal e nós temos em mente que quando se fortalece os municípios, nós fortalecemos as mulheres e as famílias amapaenses.”


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.