CIDADES

Aumento de negociações de dívidas desacelera alta da inadimplência

Foto: Divulgação/LBV
Atendimento presencial do Feirão Limpa Nome da Serasa vem tendo movimento intenso em todas as cidades brasileiras

No mês em que brasileiros ampliaram em 22% a quantidade de dívidas negociadas a inadimplência sobe 0,5%

Pelo oitavo mês consecutivo, a inadimplência volta a crescer no país, chegando a 67.976.241 brasileiros, um aumento de 0,5% em relação a julho. A alta foi uma das menores registradas nos meses de crescimento consecutivo e pode ter sido contida pelo elevado número de negociações de dívidas realizadas em agosto, que chegou a 2,8 milhões, 22% a mais do que em julho.

Entre as dívidas mais negociadas em agosto os destaques foram as contas de Telecom (41%), seguido pelas Securitizadoras (24%) e Bancos (15%). As dívidas com maior representatividade entre os inadimplentes seguem com o segmento de Bancos e Cartões (28,8%), seguido de Utilities, contas básicas como água, gás e luz (22,1%), e Financeiras (13,8%).

Monitoramos o crescimento da inadimplência desde o início do ano e por isso promovemos, em agosto, um mutirão nacional que representou um alívio no cenário graças ao aumento das dívidas negociadas. Como os brasileiros estão com o orçamento mensal apertado, a negociação de dívidas com parcelamento foi uma solução buscada para aumentar o número de regularização de débitos, o que de fato ocorreu.

— Aline Maciel/Gerente de Serasa Limpa Nome

Em agosto, o Serasa Limpa Nome, maior plataforma de renegociação de dívidas do país, se uniu a mais de 50 empresas para oferecer de forma inédita ofertas com parcelamento sem juros. A Ação de Parcelamento colaborou para que mais de 1,8 milhão de pessoas negociassem 2,8 milhões de dívidas com descontos que somaram R$ 4,8 bilhões. Agosto só não teve o maior número de negociações do ano porque em março a Serasa promoveu um Feirão Limpa Nome Emergencial.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

O Amazonas apresentou o maior índice de inadimplência do País, com 51,44%.Na região Norte, o ranking do índice segue com o Amapá, com 50,79%; Roraima, com 46,17%; Acre, com 43,77%; Tocantins, com 43,82%; Rondônia, com 42,70%; e Pará, com 38,27%.
Na comparação estadual por número de inadimplentes, São Paulo fica no topo do ranking com 16,07 milhões de inadimplentes, seguido do Rio de Janeiro (6,86 milhões) e Minas Gerais (6,47 milhões). Veja no gráfico abaixo os demais estados:

Perfil de quem mais negociou
As mulheres são as que mais renegociaram, com 54%, frente a 46% dos homens. Em relação à faixa etária, consumidores de 30 a 40 anos lideraram as negociações, com 30%. Uma curiosidade é que a Geração Z, formada por jovens de até 25 anos, representa 22% do total de acordos fechados em agosto. No entanto, esta mesma faixa etária (até 25 anos) é a com menor representatividade (13%).
No perfil dos endividados, as mulheres também são a maioria com uma diferença muito pequena. 50,2% dos inadimplentes são do sexo e feminino e 49,8% do sexo masculino. Já na avaliação das idades, a faixa etária em destaque é entre 26 e 40 anos (35,6%), seguido por 41 a 60 anos (34,2%).

Negociação de dívidas com desconto e parcelamento
Os consumidores que buscam renegociar suas dívidas com condições especiais, como parcelamento e descontos de até 90%, podem acessar os canais oficiais da Serasa:
● Site: serasalimpanome.com.br
● App Serasa no Google Play e App Store
● Ligação gratuita 0800 591 1222
● WhatsApp 11 99575–2096
Também é possível realizar a consulta e a negociação das dívidas presencialmente nas mais de 6 mil agências dos Correios distribuídas pelo país que oferecem as mesmas condições mediante o pagamento de uma taxa de R$3,60.


LEIA MAIS:



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.