CLIMA

ONU emite alerta mundial sobre elevados índices de aquecimento e graves consequências na temperatura

Foto: Reprodução
Temperatura da Terra não pode subir acima de 1,5°C para que o clima nos trópicos siga suportável

Especialistas alertam que superar essa margem de temperatura por um período longo de tempo poderia trazer consequências devastadoras

A Organização Meteorológica Internacional da ONU trouxe informações nada animadoras sobre o clima no mundo. O levantamento publicado na quinta-feira (17) indica que há 66% de chance de ultrapassarmos o limite de aumento da temperatura de 1,5°C até 2027.
A chegada do El Niño intenso esse ano e a degradação da natureza causada pelo homem incentivaram esse cenário que, se cumprido, significaria que o mundo está 1,5°C mais quente do que na segunda metade do século 19, antes que as emissões de combustíveis fósseis da industrialização começassem.
Apesar disso, os cientistas também acreditam que essa marca seja temporária, já que com o fim do El Niño as temperaturas devem voltar a baixar.

Por que a marca de 1,5C?
Esse número se tornou referência nas negociações climáticas no mundo. O objetivo do acordo de Paris, por exemplo, é limitar o aumento justamente para essa meta.
Especialistas alertam que superar essa margem por um período longo de tempo poderia trazer consequências devastadoras para a natureza.
O último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), lançado em março desde ano, destaca que esse número deve ser ultrapassado até o fim da década, o que representa um retrocesso no combate às mudanças climáticas.

Nós realmente agora estamos na margem de probabilidade de exceder 1,5°C na média anual, e é a primeira vez que estivemos tão perto.

— Adam Scaife, chefe de projeções de longo prazo do Met Office, o escritório meteorológico do Reino Unido, que produziu o relatório para a OMI

LITERATURA DA AMAZÔNIA

“TREZOITÃO – O latifúndio é implacável” é um romance político sobre jornalistas, policiais, pistoleiros, ativistas ambientais e militantes políticos na Amazônia. É ambientado em Belém (PA) e Macapá (AP).
Quer saber mais?
Compre esta obra na Loja Kindle, acessando o link abaixo:

FICHA TÉCNICA DO E-BOOK
Autor: Emanoel Reis
Jornalista, Publicitário e Teólogo
Macapá – Amapá
Editora: MetaCom
Formato: 15 X 21 cm
N° de páginas: 280
E-mail: emanoelreis50@yahoo.com.br
Site: metacomsite.wordpress.com

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA
Foto aérea de uma geleira acima de Les Diablerets mostra a Tsanfleuron livre do gelo que a cobriu por pelo menos 2 mil anos. 13/09/2022 – (Fabrice Coffrini/AFP)

O que é o El Niño?
Existem dois tipos de El Niño: o clássico, que altera a temperatura do mundo todo com o aquecimento de uma grande faixa do Oceano Pacífico, e o costeiro, em que ocorre o aquecimento apenas na costa do Peru e do Equador.
No momento, o que está em vigor é o costeiro, mas o super El Niño previsto para o segundo semestre é o clássico.
Durante os eventos do El Niño, as águas quentes na superfície aumentam o nível de profundidade do oceano que separa a água superficial quente da água mais fria abaixo.
Com isso, enquanto o El Niño traz chuva para a América do Sul, ele leva secas para a Indonésia e a Austrália. Em algumas partes do mundo, as enchentes causadas pelos efeitos do El Niño estão associadas ao aumento de casos de cólera, dengue e malária.
Eventos mais fortes também perturbam o movimento de ar em grande escala, que normalmente ajudam a distribuir o calor pela superfície da Terra, causando um inverno severo e prolongado nas latitudes mais altas da América do Norte e do Sul, e contribuindo para monções mais fracas na Índia e no sudeste da Ásia.

ESTABELECER LIMITE SIGNIFICA RESPEITO À VIDA

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse que o relatório não significa que a humanidade estará permanentemente excedendo a marca de 1.5°C, especificada no Acordo de Paris, mas sim um alarme de que este limite será rompido com maior frequência no futuro. O documento aponta uma probabilidade de 66% da temperatura média anual próxima à superfície global entre 2023 e 2027 ultrapassar os níveis pré-industriais de 1.5°C por pelo menos um ano.
“É a primeira vez na história que é mais provável que excedamos 1,5°C”, disse Adam Scaife, chefe de previsão de longo alcance do Met Office Hadley Center da Grã-Bretanha, que trabalhou na mais recente Atualização Global Anual do Clima da OMM.

LEIA MAIS:



TORNE-SE ASSINANTE DESTE SITE

Faça uma assinatura anual por apenas R$ 9,99 e torne-se mantenedor universal deste site.
É simples: preencha e envie o cadastro abaixo, em seguida, deposite em nome de
Emanoel Reis, Banco Original, Agência 0001, Conta Corrente nº, 8865604-7 o valor correspondente
à sua assinatura (R$ 9,99). Envie para o e-mail amazoniaviaamapa@yahoo.com cópia digitalizada do
comprovante de seu pagamento. Concluída esta operação, você receberá em seu e-mail
as SENHAS exclusivas para acessar todas as reportagens especiais publicadas neste site.
Participe desta grande corrente de apoio à Imprensa Livre.
Assine o Amazônia Via Amapá.

PREENCHA O FORMULÁRIO

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção
Atenção
Atenção!


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.