AP-ESPORTES

Conselho do Flamengo reforça necessidade de respeito na cobertura midiática e critica documentário tendencioso

TV Globo produz documentário ofensivo contra tradicional clube de futebol brasileiro, provocando a fúria de conselheiros, diretoria e torcedores

Foto: Rodrigo Lima/Coluna do Fla


Não é de hoje que a Rede Globo vem desferindo sucessivos ataques contra o Clube de Regatas do Flamengo. Começa pelas abordagens da cobertura jornalística, sempre destacando aspectos negativos, expondo deficiências internas, exibindo frequentemente imagens de derrotas do time em diversas competições, reprises sequentes de gols de jogadores adversários contra o Flamengo, exploração quase à exaustão de crises entre jogadores e diretoria do rubro-negro.

CLIQUE NA IMAGEM

Desde junho de 2020, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro assinou a medida provisória alterando as regras de transmissão de partidas de futebol no Brasil, a rixa da Globo contra o Flamengo entrou em espiral crescente. Segundo o texto, os direitos de transmissão dos jogos passaram a pertencer apenas ao clube mandante. Antes, a lei dizia que os direitos pertenciam às duas entidades esportivas participantes do evento.

Esse medida, quebrou o monopólio da Globo nas transmissões dos jogos e fortaleceu as emissoras de TV dos grandes clubes, como a FlaTV e a TV Palmeiras, o que enfureceu os poderosos da emissora dos Marinho. Desde então, a Globo rescindiu o contrato de direitos de imagem no campeonato Carioca, numa briga com o Flamengo que ainda acontece na justiça com a FERJ.
Recentemente, o canal SporTV, na televisão por assinatura (leia-se Rede Globo), lançou na quarta-feira (22) o documentário “A Reinvenção do Flamengo”, que aborda a transformação do clube. No entanto, na quinta (23), o Conselho de Grandes-Beneméritos do Mais Querido emitiu um comunicado oficial pedindo respeito. Além disso, o Rubro-Negro elevou o tom e definiu o programa como ‘manipulado’ pela emissora.

CLIQUE NA IMAGEM
VEJA A NOTA OFICIAL:

“O Conselho de Grandes Beneméritos do Clube de Regatas do Flamengo vem a público manifestar repúdio ao teor desrespeitoso e manipulado exibido no Sport TV sob o título “A reinvenção do Flamengo”.
Fica patente a falta de compromisso com os fatos pretéritos e a profunda injustiça com a maioria dos personagens que ajudaram a escrever a história do Clube mais querido do Brasil.
Ademais, fica para quem viu a matéria e não tenha conhecimento de causa, a imprecisão que o Flamengo desde sua fundação até anos recentes, foi vilipendiado pela opinião pública e malconduzido pelos seus dirigentes.
Esqueceram que começamos em 1895, em sala alugada, e chegamos a Campeão do Mundo no futebol e no basquete, maior número de atletas em delegações olímpicas, maior campeão de remo e conseguimos ser o maior Clube do Mundo, com 45 milhões de torcedores e a maior marca desportiva do país.
Que fique bem claro que o Flamengo não nasceu ontem e quem colaborou para a construção desse imenso patrimônio que somos hoje, merece o mínimo de respeito
.

NÃO DESRESPEITEM A GRANDEZA DO FLAMENGO!”

O DOCUMENTÁRIO
O documentário ‘A Reinvenção do Flamengo‘, produzido pelo SporTV, possui quatro episódios e traz os bastidores do clube carioca no início do século. Dessa forma, o programa destaca a reestruturação financeira que transformou o Rubro-Negro em uma potência do futebol brasileiro e mundial.
No documentário realizado pelo SporTV, nomes importantes recentes do Flamengo aparecem, como Marcos Braz, ex-diretor de futebol, e Eduardo Bandeira de Mello e Márcio Braga, ex-presidentes do clube rubro-negro. Além disso, Bruno Henrique, jogador do atual elenco, comentou sobre o período.


VIRADA DE CHAVE
O Flamengo passou por grandes dificuldades no início dos anos 2000, com atrasos de salários, agitação nos bastidores e um período em que deixou de ser protagonista do futebol brasileiro. O Mais Querido chegou a lutar para não ser rebaixado durante a década passada, como em 2013, por exemplo.
Contudo, o Flamengo teve uma virada de chave na estruturação do futebol e das finanças. Isso porque, depois de um período de “vacas magras”, o time rubro-negro passou a fazer investimentos pesados em infraestrutura e no futebol, conquistando títulos importantes como Campeonato Brasileiro, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.