Fortaleza de São José de Macapá recebe intervenções emergenciais para evitar alagamentos
A reparação da estrutura de madeira, substituição dos telhados, instalação de subcobertura metálica, trimagem de vegetação e revitalização das rampas devem ser finalizadas até fevereiro

As obras de restauração e revitalização da Fortaleza de São José de Macapá estão em andamento, enfocando reparos emergenciais como a troca de telhados, instalação de subcobertura metálica durável, poda de arbustos, restauração de rampas de acesso e recuperação de estruturas de madeira. Essa primeira fase deve ser concluída em fevereiro, e instalações como canaletas perimetrais e drenos purgadores estão sendo acrescentadas para melhorar o escoamento da água e evitar infiltrações.

Reparos também estão sendo feitos nas quatro rampas que levam aos baluartes do edifício, incluindo rejuntamento e ajustes nas laterais. A APPA – Cultura & Patrimônio está executando o projeto, que visa aumentar o uso turístico da Fortaleza em um prazo de dois anos. O engenheiro Marcio Joppert destacou que a restauração é feita com cuidado para preservar a identidade do monumento, utilizando telhas originais e reproduzindo o padrão cromático conhecido.

A restauração, que começou em agosto de 2024, é uma parceria entre os Governos do Estado e Federal, com custo estimado em R$ 44 milhões. A chefe de unidade, Analene Nogueira, ressaltou a responsabilidade do Governo em acompanhar esses reparos, que são os primeiros em mais de 20 anos.

