Deputada Alliny Serrão é reeleita com expressiva votação e segue no comando do parlamento estadual até 2027

A novidade na chapa eleita na quinta-feira, 15 de fevereiro, é o retorno do deputado Kaká Barbosa à mesa diretora da Alap, fruto de um acordo que silenciou um pequeno grupo que se opunha à presidente e que após celebração do acordo votou a favor dela
A laranjalense Alinny Serrão, deputada estadual pelo partido União Brasil, foi reeleita presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) até 2027. Foram 21 votos a favor e três ausentes. Seu mandato inicial deveria terminar em fevereiro de 2025, mas ela conseguiu ser reeleita mais cedo ao fazer um acordo com a maioria dos outros legisladores. Isso é permitido pelo regimento da Alap, que diz que a reeleição pode acontecer a qualquer momento após o segundo ano do atual mandato.
A chapa de Alinny, chamada União e Trabalho, não tinha concorrentes, mas enfrentou alguma oposição. Na quarta-feira, 14 de fevereiro, o deputado Errinelson, do PL, tentou impedir a reeleição pedindo ao Supremo Tribunal Federal (STF) um despacho especial. Ele queria uma decisão semelhante ao que aconteceu na Assembleia Legislativa do Tocantins, onde a eleição também foi antecipada.
No entanto, é importante ressaltar que o ministro Cristiano Zanin afirmou que o caso em questão era específico de Tocantins e não necessariamente implicava um ato inconstitucional. Isso indica que a situação pode ter particularidades que precisam ser consideradas antes de se fazer qualquer julgamento.
Além disso, Zanin deixou claro que, antes de chegar ao STF, o assunto deveria ser analisado por outras instâncias. Isso sugere que existem outros órgãos responsáveis pela análise e decisão sobre essa questão, e é necessário seguir os trâmites legais adequados antes de se tomar qualquer medida, orientou o magistrado.

A novidade na chapa eleita na quinta-feira, 15 de fevereiro, é o retorno do deputado Kaká Barbosa à mesa diretora da Alap, fruto de um acordo que silenciou um pequeno grupo que se opunha à presidente e que após a celebração do acordo votou a favor dela. Durante a votação, os parlamentares foram proibidos de entrar na cabine onde a urna estava localizada com seus aparelhos celulares.
Saiba quem são os integrantes da mesa diretora que assumirão o comando do parlamento amapaense pelos próximos anos
1º Vice-presidente: Jaime Peres (PTB)
2º Vice-presidente: Kaká Barbosa (PL)
1ª Secretária Edna Auzier (PSD)
2º Jesus Pontes (PDT)
3º Dr Victor (Rede)
4º Liliane Abreu (União)




