Ponte sobre o rio Anauerapucu trará conexão e desenvolvimento para mais de 120 mil pessoas

Projeto de ponte a ser implementado pelo governo do estado sobre o rio Anauerapucu acabará de vez com os problemas de trafegabilidade na região
O Governo do Amapá anunciou recentemente um empreendimento interessante para a região: a construção de uma ponte de concreto de última geração sobre o rio Anauerapucu. O ambicioso projeto visa ampliar a integração da região metropolitana, interligando as cidades de Macapá, Santana e Mazagão.

LITERATURA DA AMAZÔNIA
Toda a trama desta obra de suspense se passa na cidade fictícia de Dazonino, um pequeno distrito industrial encravado no extremo norte do Brasil, mais precisamente no topo da Amazônia Legal, onde a biodiversidade é rica em vidas raras e minérios valiosos. Ambos cobiçados mundo afora, mais por quem destruiu seu próprio bioma, exauriu o solo e consumiu até a última gota de água potável.
É habitada por um povo miscigenado, pardacento, de olhos espremidos e bocas roxas. Caboclos persistentes nas crenças, profanos nas festas, devassos no amor e no sexo.
Um povo que gosta de viver tão intensamente que às vezes não é levado muito a sério. Que ri e chora simultaneamente, rezando e sambando, benzendo e amaldiçoando. Idiossincrasias que encantam e espantam. Tudo para driblar dificuldades tão crônicas quanto pandemia de malária ou surto assombroso de poliomielite.
(…)
Para saber mais, clique no link abaixo:


Graças ao apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIRD), o governo conseguiu um financiamento substancial de R$ 17,2 milhões. Esse apoio financeiro, aliado aos esforços do senador Davi Alcolumbre e a um aporte do Tesouro Estadual, viabilizará esse projeto.
A nova ponte, com impressionantes 60 metros de extensão, substituirá a estrutura de madeira existente. A ponte atual, embora sirva como um elo de transporte vital, é incapaz de lidar com o fluxo pesado de veículos, que vão desde carros pequenos até caminhões pesados. Além disso, sua durabilidade é limitada, necessitando de reparos e manutenções frequentes. A construção de uma ponte de concreto não apenas resolverá essas questões, mas também fornecerá uma solução duradoura para a região.
Os benefícios dessa atualização de infraestrutura serão de longo alcance. Mais de 120.000 moradores residentes na área serão diretamente beneficiados.

Essa rodovia ganhou uma importância muito grande para a Região Metropolitana. Além da ponte de concreto, estamos planejando revitalizar essa rodovia e viabilizar projetos econômicos. Isso faz parte do chamado ‘Arco da Integração’, proposta do governador Clécio Luís, que visa construir toda uma infraestrutura urbana na região que concentra 70% da economia do estado. Essa, portanto, é uma obra necessária, pensando no futuro de mobilidade e de desenvolvimento econômico para construir um Amapá do tamanho dos nossos sonhos.
— Teles Júnior/Vice-governador do Amapá
LITERATURA DA AMAZÔNIA
Pescador e artesão afamado no pequeno município de Peixe-Boi, Jandir Loureiro morava com a mulher, Maricota, num chalé construído com galhos e troncos de árvores, coberto por cavacos, quintal amplo e arborizado.
Costumava tarrafear no furo do Mortalha, no imenso rio de águas morenas, onde abundavam saborosos acarás.
Porém, o desentendimento com uma mulher desconhecida, durante a negociação para compra e venda de uma tarrafa, mudou profundamente a rotina do casal, levando Jandir à morte em menos de vinte e quatro horas, e abalando, de forma irreversível, a sanidade da mulher.
O que levou essas pessoas à destruição?
Feitiçaria? Maldição? Encantamento?
Descubra lendo este conto inspirado em lendas típicas da Amazônia.
Acesse o link abaixo:

Anauerapucu é um distrito rural do município de Santana que fica a cerca de 20 minutos da zona urbana da cidade.



