SUCESSO ABSOLUTO
População amapaense aprova realização da 52ª Expofeira, implementada em 2023 pelo governo Clécio Luís

Pesquisa realizada por empresa paranaense descortina elevados indíces de aprovação dos dez meses de governo do ex-prefeito de Macapá Clécio Luís
Segundo sondagem realizada em Macapá pelo Instituto Opinião, de Curitiba (PR), com 912 pessoas, idade igual ou superior a 16 anos, entre os dias 7 e 8 de outubro, 46,5% a classificaram como excelente, enquanto outros 39,5% a consideraram boa. Tão boa que 98,7% externaram o desejo de que retorne em 2024.
Entre o público ouvido no estudo, as mulheres estão representadas de forma proeminente em 55%. Em termos de idade, jovens entre 25 e 34 anos são em maior número constatados na pesquisa, com 28%.

Renda: 3 a 5 salários mínimos. Nível de escolaridade, ensino médio completo, 44%. Religião católica, 41%. Origem: Macapá, 74%. Na avaliação global da Expofeira 2023, 46,5% votaram “ótimo” e 39,5% votaram “bom”.
Sobre a satisfação do público, 36,8% se disseram “completamente satisfeitos” e 21,4% se mostraram “satisfeitos”.

Foi uma Expofeira de muita alegria, diversão e entretenimento. Mas sobretudo a população teve a retomada de um instrumento de negócios. Nós fizemos muitos negócios no agro, incentivamos a agricultura familiar, o extrativismo do Amapá, incentivamos os negócios sustentáveis. Então, a nossa Expofeira cumpriu a sua função de gerar negócios, porque foi para isso que ela foi pensada desde a gestão do primeiro governador, Janary Nunes.
— Clécio Luís
LITERATURA DA AMAZÔNIA
Toda a trama desta obra de suspense se passa na cidade fictícia de Dazonino, um pequeno distrito industrial encravado no extremo norte do Brasil, mais precisamente no topo da Amazônia Legal, onde a biodiversidade é rica em vidas raras e minérios valiosos. Ambos cobiçados mundo afora, mais por quem destruiu seu próprio bioma, exauriu o solo e consumiu até a última gota de água potável.
É habitada por um povo miscigenado, pardacento, de olhos espremidos e bocas roxas. Caboclos persistentes nas crenças, profanos nas festas, devassos no amor e no sexo.
Um povo que gosta de viver tão intensamente que às vezes não é levado muito a sério. Que ri e chora simultaneamente, rezando e sambando, benzendo e amaldiçoando. Idiossincrasias que encantam e espantam. Tudo para driblar dificuldades tão crônicas quanto pandemia de malária ou surto assombroso de poliomielite.
(…)
Para saber mais, clique no link abaixo:

Quanto à pergunta “Você acha que o governador acertou em restaurar a Expofeira?”, 97,9% responderam “Sim”. Quando se trata de promoção de eventos, 75,2% afirmaram estar muito bem informados sobre o que acontece nas feiras. 44,4 % da população afirmou ter tomado conhecimento do evento pelas redes sociais do governo do Amapá e do governador Clécio Luís.
Relativamente às fake news relacionadas à Expofeira, 22,2% disseram não ter recebido e 77,8% afirmaram que receberam notícias falsas sobre o evento.
LITERATURA DA AMAZÔNIA
Pescador e artesão afamado no pequeno município de Peixe-Boi, Jandir Loureiro morava com a mulher, Maricota, num chalé construído com galhos e troncos de árvores, coberto por cavacos, quintal amplo e arborizado.
Costumava tarrafear no furo do Mortalha, no imenso rio de águas morenas, onde abundavam saborosos acarás.
Porém, o desentendimento com uma mulher desconhecida, durante a negociação para compra e venda de uma tarrafa, mudou profundamente a rotina do casal, levando Jandir à morte em menos de vinte e quatro horas, e abalando, de forma irreversível, a sanidade da mulher.
O que levou essas pessoas à destruição?
Feitiçaria? Maldição? Encantamento?
Descubra lendo este conto inspirado em lendas típicas da Amazônia.
Acesse o link abaixo:

Cerca de 42,6% dos participantes utilizaram carro próprio, 24,8% aplicativo de transporte e 8,9% transporte público para chegar ao local do evento. Em relação às obras e serviços públicos prestados pelo governo estadual, 25,2% responderam “excelente”, 43,9% responderam “bom” e 24,0% responderam “regular”. Os métodos administrativos do governador Clécio Luís foram aprovados por 78,9% dos participantes.
Quando questionados sobre o mérito da Expofeira para o desenvolvimento social e econômico do Amapá, 64,1% afirmaram que na totalidade foi sobremodo importante, enquanto 23,8% responderam que impulsionar a economia está acima dos demais interesses.
LITERATURA DA AMAZÔNIA
“TREZOITÃO – O latifúndio é implacável” é um romance político sobre jornalistas, policiais, pistoleiros, ativistas ambientais e militantes políticos na Amazônia. É ambientado em Belém (PA) e Macapá (AP).
Quer saber mais? Compre esta obra.
Compre esta obra na Loja Kindle, acessando o link abaixo:
FICHA TÉCNICA DO E-BOOK
Autor: Emanoel Reis
Jornalista, Publicitário e Teólogo
Macapá – Amapá
Editora: MetaCom
Formato: 15 X 21 cm
N° de páginas: 280
E-mail: emanoelreis50@yahoo.com.br
Site: metacomsite.wordpress.com

Já 4,9% revelaram que foram a um show gratuito durante o evento. Em contrapartida, 32,6% concordaram que o pior da Expofeira 2023 foram os engarrafamentos.
No que diz respeito às atrações musicais da Expofeira e quais artistas deveriam participar da próxima festa, 17,9% querem o regresso do Carabao, e outros 20,1% indicaram o sertanejo Wesley Safadão como possível atração principal.



