O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e comitiva, visita a sonda NS-42, no exato local onde a estatal investiga indícios de petróleo no poço Morpho, na controversa Margem Equatorial
A descoberta de indícios de petróleo pela Petrobras no poço Morpho, localizado a cerca de 175 quilômetros da costa de Oiapoque, no Amapá, e a quase 500 quilômetros da foz do rio Amazonas, inaugurou uma nova e controversa fronteira energética no Brasil. O anúncio, feito pela estatal em 14 de agosto de 2026, coroa uma trajetória marcada por intensos debates institucionais e culmina na projeção de investimentos de US$ 2,5 bilhões para a perfuração de 15 poços na Margem Equatorial entre os anos de 2026 e 2030. A operação ocorre em águas ultraprofundas, a 2.886 metros de lâmina d’água, com perfurações que atingiram 7.081 metros de profundidade, e recoloca na ordem do dia o tenso equilíbrio entre a busca governamental pela segurança energética, o potencial de impulsão fiscal na região Norte e os alertas severos de órgãos de controle ambiental e do Ministério Público Federal sobre os riscos ecológicos em uma das áreas mais sensíveis do litoral brasileiro.

“A operação ocorre em águas ultraprofundas e recoloca na ordem do dia o tenso equilíbrio entre a busca governamental pela segurança energética e os alertas severos de órgãos de controle.”
O histórico do licenciamento do bloco FZA-M-59, essencial para viabilizar as pesquisas na Bacia da Foz do Amazonas, ilustra a complexidade do processo. Após quase cinco anos de impasses e negociações técnicas entre a Petrobras, o governo federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a licença de operação foi emitida em 20 de outubro de 2025. A decisão veio logo após o Ministério Público Federal recomendar que o órgão ambiental mantivesse o bloqueio da autorização. O aval foi celebrado pela presidente da companhia, Magda Chambriard, que o classificou como uma “conquista da sociedade brasileira”, impulsionada também pelo avanço de descobertas comerciais em países vizinhos como Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Contudo, a rotina operacional na nova fronteira logo enfrentou contratempos graves. Em 4 de janeiro de 2026, menos de três meses após o início das atividades de perfuração conduzidas pela sonda NS-42, da Foresea, a Petrobras confirmou um vazamento de mais de 18 mil litros de fluido sintético de perfuração em linhas auxiliares do riser. O incidente motivou o Ministério Público Federal a ingressar com recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para suspender os efeitos da licença ambiental, reavivando o temor de ambientalistas e da comunidade científica em relação à proximidade de manguezais e rotas migratórias de aves. A estatal, por sua vez, defendeu-se ao reiterar que adota padrões rigorosos de controle ambiental e mantém iniciativas socioambientais na região, a exemplo dos projetos Mangues da Amazônia e Aves Migratórias do Nordeste.


“A licença de operação foi emitida em 20 de outubro de 2025, logo após o Ministério Público Federal recomendar expressamente que o órgão ambiental mantivesse o bloqueio da autorização.”
Apesar das contestações judiciais e do acidente ecológico, a ofensiva política e institucional em torno do empreendimento ganhou forte tração no segundo semestre de 2026. Em setembro, o presidente do Ibama, Jair Schmitt, formalizou a autorização para a Petrobras dar continuidade às pesquisas e perfurar três novos poços contingentes na bacia: Manga, Crotalus e a extensão do próprio Morpho.

A descoberta dos hidrocarbonetos foi amplamente capitalizada pelo Palácio do Planalto. Durante visita oficial a Oiapoque, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve acompanhado por lideranças políticas de peso, como o governador do Amapá, Clécio Luís, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sublinhando o peso estratégico e eleitoral que a Margem Equatorial adquiriu para o pacto federativo e o suprimento energético de longo prazo.

“Menos de três meses após o início das atividades, a Petrobras confirmou um vazamento de mais de 18 mil litros de fluido sintético de perfuração em linhas auxiliares do riser.”
Do ponto de vista econômico e comercial, no entanto, especialistas mantêm uma postura de cautela, lembrando que a presença de indícios de petróleo não atesta, por si só, a viabilidade comercial das jazidas. A própria presidente da companhia ponderou sobre o cenário atual ao declarar que “tem petróleo e descoberta, a gente ainda não sabe quanto, mas estamos extremamente otimistas com o que estamos encontrando aqui”. As estimativas sobre o volume de reservas na região variam consideravelmente entre os órgãos oficiais.

Enquanto a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis aponta um potencial superior a 30 bilhões de barris para toda a extensão da Margem Equatorial, a Empresa de Pesquisa Energética estima cerca de 5,7 bilhões de barris especificamente para a Bacia da Foz do Amazonas. Nenhum desses montantes, contudo, refere-se a reservas comprovadas, que dependem diretamente do término da campanha exploratória prevista para os próximos anos.

“O incidente motivou o Ministério Público Federal a ingressar com recurso no tribunal para suspender os efeitos da licença, reavivando o temor de ambientalistas e cientistas.”
Mesmo diante das incertezas técnicas, o impacto projetado sobre a economia regional e nacional movimenta projeções expressivas no mercado financeiro e no setor produtivo. Relatórios do Itaú BBA indicam que a valorização da Petrobras pode sofrer incrementos expressivos caso o potencial estimado se confirme na prática. No plano do emprego e do desenvolvimento industrial, estimativas da Confederação Nacional da Indústria, endossadas pela Federação das Indústrias do Pará, apontam que a exploração plena da Margem Equatorial tem o potencial de gerar até meio milhão de postos de trabalho formais e adicionar cerca de R$ 175 bilhões ao Produto Interno Bruto nacional, com efeitos diretos sobre os estados do Amapá, Pará e Rio Grande do Norte.

“Especialistas mantêm uma postura de cautela, lembrando que a presença de indícios de petróleo e os bilhões anunciados ainda não atestam, por si só, a viabilidade comercial das jazidas.”
Para a estatal, os investimentos planejados de US$ 2,5 bilhões representam um passo incontornável, alinhado ao argumento institucional de que o combustível consumido nas próximas décadas ainda precisa ser descoberto. Enquanto os poços pioneiros avançam rumo à confirmação de sua viabilidade — com uma eventual produção comercial estimada para iniciar em até sete anos —, o desfecho desse processo permanece no centro de uma disputa complexa que definirá não apenas a autonomia energética do país, mas também a capacidade brasileira de compatibilizar o crescimento fiscal com rigorosos compromissos socioambientais.

Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



