CULTURA

“Juliette é artista?” O debate atual sobre o exercício da arte recomeça com esta pergunta

Foto: Divulgação
Samantha Schmütz e Juliette Freire; atriz alfinetou cantora e causou revolta nos fãs da ex-BBB

“Não se trata apenas do elemento estético ou do valor da legitimação, se trata da celebrização”, diz sociólogo

Trocas de farpas entre celebridades nas redes sociais trouxeram de volta uma discussão que está longe de ter fim – o valor da arte e o que significa ser artista. A reportagem consultou especialistas em arte, entretenimento e ciências humanas para contribuir com uma reflexão mais aprofundada sobre esse tema.

Ao repercutir um comentário de Juliette Freire no programa Altas Horas, a atriz Samantha Schmutz polemizou ao comentar (e depois apagar e pedir desculpas) numa publicação no Instagram:


Galera, estou passando aqui, eu queria ter vindo antes, mas eu precisei refletir, digerir, chorar, precisei entender que, realmente, meu comentário foi super infeliz. Foi carregado de ódio, de mágoa, de falta de empatia. Uma pessoa que só faz o bem para o Brasil, na verdade. Tem pouquíssimo tempo de carreira, de artista, sim, porque está cantando, tá fazendo show, tá lotando, tem seus fãs. E eu fiz esse comentário totalmente desnecessário, descabido, eu tô super triste. Eu aprendi, pode ter certeza, com isso.

— Samantha Schmutz

Na mesma semana, ao desafinar em uma apresentação musical ao vivo no programa Encontro, de Fátima Bernardes, o também ex-BBB Arthur Aguiar foi alvo de críticas nas redes sociais. Engrossando o debate, a influencer Jade Picon – outra ex-BBB – foi criticada por Anna Rita Cerqueira, Nina Tomsic e Ana Hikari e outras atrizes por ter sido escolhida para atuar em “Travessia”, próxima novela de Glória Perez na Rede Globo.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

Mas, afinal, o que é arte?

Foto: Reprodução/Facebook
Sociólogo e professor Paulo Marcondes

Arte é uma palavra que se origina do latim “ars”, que significa “técnica” ou “habilidade”. Denota a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de diversas linguagens, tais como arquitetura, desenho, escultura, pintura, literatura, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações. Mas o que define o valor artístico é uma combinação de fatores. “Os artistas, os curadores, os críticos, um conjunto de coisas, daí surge um determinado campo e espaço simbólico que vai ser considerado como artístico”, explica o sociólogo e professor Paulo Marcondes.
“Do ponto de vista histórico e sociológico, o que vai fundamentar e levar algo à condição de arte ou de artista traduz muito mais condições arbitrárias que se convencionam a dizer: ’isto é arte’ ou ‘aquilo não é arte’. A gente pode falar de arte dentro de um critério em que o capital simbólico e estético – para usar a expressão do sociólogo Pierre Bourdieu – é de alta conta”, argumenta o sociólogo, que cita uma passagem do filólogo, filósofo e esteta norte-americano Nelson Goodman, em seu livro “Linguagens da arte”, em que ele usa a expressão “quando há arte”, em contraponto a “quando é arte”, frase que considera equivocada.
“A partir das convenções que configuram quando algo é arte, ou algo funcionando como arte, não adianta esbravejar e dizer isto não é arte, porque os pares, aqueles que legitimam algo como artístico estão caracterizando como arte. Independente de toda celeuma que o urinol de Marcel Duchamp (1887 – 1968) causou, no final das contas culminou com a legitimação do urinol como uma obra de arte ou como um acontecimento artístico”, pontua Paulo Marcondes. O sociólogo cita o exemplo do artista italiano Piero Manzone (1922-1963), que influenciado pela ideia dos ready-mades de Duchamp, vendia latas com fezes ao preço do peso do ouro, em uma série que batizou de “Merda de artista”.


LITERATURA AMAZÔNICA
Terceiro livro de poemas de autoria do jornalista Emanoel Reis, “Almas Profanas — Poemas Transversos” representa momento de maturidade do autor em encontrar no trivial cotidiano a inspiração para produzir poemas livres de conceitos academistas, quase experimentais, exprimindo livremente sensações, desejos de carne, angústias intrínsecas, perplexidades diante da transversalidade da natureza humana. É um e-book com poucos poemas, todos construídos nos anos que antecederam a entrada oficial do poeta na chamada terceira idade. Embora o autor deixe bem claro que poetas e poesias são atemporais.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA
ARTE E MAINSTREAM

A discussão sobre o valor da arte dentro da indústria de massa é bastante antiga, bem antes do advento dos influenciadores digitais. "Hoje são os influenciadores digitais, mas já foram os modelos, os parentes, os amigos. E acho que essa turma com muito seguidor e relevância na internet tem um valor estratégico importante para o negócio como um todo: e se trouxerem uma audiência já distante dos meios tradicionais?", questiona o colunista de entretenimento e criador de conteúdo Chico Barney, que se notabilizou pelos comentários sobre reality shows e programas televisivos, sobretudo no Twitter. 

LEIA MAIS:



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.