Macapá (AP) — Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026
Comunidade celebra elevação a Paróquia em meio aos festejos da Padroeira
Cerca de quatro meses depois de criação da Área Missionária, Calçoene ganha sua primeira paróquia

Em um momento de profunda relevância para a Diocese de Macapá, a comunidade católica de Calçoene viveu um dia histórico e de intensa celebração no domingo, 7 de dezembro de 2025. A data marcou a solene elevação da antiga Área Missionária à dignidade de Paróquia, um evento presidido pelo bispo diocesano, Dom Antônio de Assis Ribeiro. O marco eclesial aconteceu em meio aos tradicionais e fervorosos festejos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade e do município.

A Área Missionária em Calçoene, que foi estabelecida em 10 de agosto do mesmo ano, cumpriu seu período de organização de estruturas locais e, com esta elevação, se tornou a primeira Paróquia criada por Dom Antônio em seu ministério episcopal na Igreja de Macapá. A escolha da Festa de Nossa Senhora da Conceição, que há 86 anos mobiliza o município, para selar a criação da 30ª paróquia da Diocese adicionou um simbolismo especial e uma profunda conexão histórica à cerimônia.



Durante a celebração, a nova Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Calçoene recebeu seu primeiro pároco: o Pe. Dalci de Aquino Nunes. O sacerdote, que já atuava como administrador pastoral da área e reside no município desde a criação da Área Missionária, tomou posse de sua nova missão. Pe. Dalci, em conjunto com líderes comunitários e apoiadores, tem sido a força motriz por trás da mobilização e da concretização desta nova realidade eclesial, que exigiu grande empenho e organização.

A presença da Igreja Católica em Calçoene tem raízes que remontam a décadas de atuação missionária em comunidades rurais, deixando um legado de trabalho pastoral e social. Essa tradição religiosa está intimamente ligada a elementos culturais afrodescendentes e quilombolas, e à memória regional, forjando uma identidade comunitária que transcende a prática litúrgica. Ela se estabeleceu como um pilar de fortalecimento dos vínculos de fé, pertencimento e resistência para seus fiéis. Desde agosto, os católicos de Calçoene se dedicam intensamente a este momento, com a organização da casa paroquial, estruturação das comunidades, aquisição de equipamentos, realização de missões, criação de novas pastorais e o fortalecimento dos grupos já existentes na Igreja local, culminando nesta memorável celebração.




